Capa TCC – Guia Definitivo 2019

A capa TCC precisa seguir as diretrizes estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a função da mesma é justamente demonstrar de uma maneira formal o que vem a ser apresentado no trabalho ali compreendido.

Não é difícil de fazer a construção da capa de TCC, tudo o que você precisa é calma e atenção quando as normas a serem seguidas.

As regras da ABNT 2019 sofreu pouquíssimas alterações, quanto a formatação, as mudanças já estão sendo exigidas no manual de preparação que a instituição costuma fornecer ao aluno concluinte, este manual deve ser seguido à risca pois seus padrões já são pré-definidos.

Essas regras são orientações para que o trabalho siga um padrão nacional, no nosso caso a capa TCC, não importa se o curso é técnico, graduação, pós-graduação etc. As normas são para todos.

Como a capa de TCC deve ser elaborada?

Itens obrigatórios na Capa TCC:

Nomes da:

  • Faculdade
  • Curso
  • Do aluno – autor
  • Título e subtítulo
  • Cidade e ano

De forma detalhada veja como você mesmo pode fazer a formatação da capa TCC.

Nome da faculdade

Precisa estar no topo da capa, alinhado, centralizado, em negrito, letras maiúsculas em Arial ou Times new roman.

Se desejar abaixo do nome da faculdade pode colocar o nome do curso, com a formatação igual a utilizada para o nome da instituição.

Nome do aluno

Este item é obrigatório. Assim como o nome da instituição também deve estar em caixa alta, a fonte permanece arial de maneira centralizada.

Título

Deve estar em negrito, no centro, também em caixa alta, alinhado e centralizado.

Subtítulo

A fonte permanece arial, porém apenas a inicial maiúscula, sem negrito, alinhada ao centro, e abaixo do título.

Cidade e ano

Para fechar a capa TCC com chave de ouro você deve colocar o nome da cidade e o ano corrente de forma centralizada na parte inferior com letra maiúscula.  

Formatando as margens da capa TCC

Tem como padrão a formatação para o trabalho:

Margem superior de 3 centímetros e inferior de 2 centímetros

Margem esquerda 3 centímetros e direita de 2 centímetros

O tamanho do papel precisa estar definido em A4.

Exemplos de capa TCC segundo as normas ABNT

capa tcc
capa tcc

Algumas faculdades fornecem um manual, de forma prática para que o formando possa seguir e, algumas exigem que na capa contenha a logo da instituição como no exemplo a seguir:

capa tcc
capa tcc

Agora que você já conhece as regras para uma elaboração segundo a ABNT tudo se faz mais fácil, porém fique atento, pois, algumas universidades possuem sua própria formatação mudando uma coisa ou outra.

Só lembrando que a ABNT não possui algum tipo de exigência referente a capa de TCC, essa exigência fica por conta da universidade, porém o padrão passado é o que de praxe é utilizado.

Contracapa

Vamos deixar claro que dentro das normas da Associação Brasileira de normas Técnicas não existe o nome contracapa, porém esta é uma exigência das normas internas de cada universidade.

A Contracapa ou se preferir chamar pelo sinônimo folha de rosto, vem imediatamente após a capa como se fosse um complemento da mesma.

Na contracapa o título deve-se se repetir, no início da palavra apenas letra maiúscula, se o seu trabalho possuir subtítulo o nome precisa vim depois do título separado apenas por dois pontos.

Quanto a formatação da contracapa deve se observasse o seguinte:

Deslocando da margem esquerda do parágrafo a 7,5 cm, o alinhamento precisa ser justificado. Com a mesma formação se coloca o nome do professor que orientou o trabalho.

Como você observou é importante conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que seu trabalho possa ser completo como um todo.

Caso esteja com dificuldades com seu tcc, leia nosso guia de como fazer um tcc.