Introdução de TCC

Saber como fazer uma introdução de TCC é algo muito recorrente para muitas pessoas do público acadêmico, que também querem algumas indicações de qual a melhor maneira de iniciar o trabalho e consequentemente alcançar suas metas.

introdução de tcc
introdução de tcc

A escrita de TCC não é algo simplório, ainda que não existam grandes dificuldades, principalmente no que diz respeito à construção de ideias que no final vai culminar no resultado de um belo texto acadêmico.

Poucas pessoas sabem, mas a introdução de TCC é como se fosse um quebra cabeça, e cada peça vai fazer toda a diferença no sentido que você precisa dar ao texto e como você de fato organiza toda essa parte textual.

Sendo assim, é importante saber como você vai conseguir se organizar de tal maneira que consiga expressar todas as ideias pertinentes e principalmente possa também direcionar o leitor para um texto leve e coeso.

Por isso vamos trazer todas as dicas de como fazer a introdução de um TCC com todas as dicas pertinentes e que podem lhe ajudar a montar um texto totalmente dentro do que você precisa de fato entregar.

Como Fazer Introdução de TCC

A introdução TCC é a primeira parte textual e aquela que vai dar todo o panorama do trabalho completo, e é justamente por este motivo que você precisa ter atenção para que consiga trabalhar bem esta parte.

Por mais que o texto esteja bem colocado nos outros tópicos, uma introdução bem escrita vai ser fundamental para que você tenha um salto em sua nota, e por isso é talvez a parte mais importante em um TCC.

Se o seu trabalho como um todo possuir algumas falhas ou tiver algum tipo de limitação, a chance de manter uma nota de razoável para boa é fazer uma boa introdução, que dê conta exatamente dos itens encontrados no trabalho.

Mas isso também não quer dizer que você pode voltar toda a sua atenção para este recorte e deixar de lado todos os outros, mas que a atenção para a escrita dessa primeira parte é fundamental para o desenrolar das avaliações posteriores.

É interessante lembrar que a introdução é o primeiro contato que as pessoas terão com o seu texto e por isso é preciso escrever com calma, cautela e de acordo com o que de fato o seu trabalho e percurso podem confirmar.

Fazendo uma boa introdução de TCC

Quer saber como construir uma boa introdução de TCC? Primeiro você deve ter em mente alguns pontos que são necessários para essa construção e que também vão ser decisivos neste momento.

Uma primeira dica é pensar exatamente o que é uma introdução de qualquer coisa e o que ela deve conter para que você consiga colocar no papel e aplicar ao trabalho que você está fazendo.

É natural que o primeiro contato e as primeiras tentativas sejam mais difíceis, afinal uma introdução de TCC é um processo e com o tempo você vai ajustando de acordo com as suas preferências e necessidades do trabalho.

Outra indicação interessante é ler alguns artigos e outros trabalhos de conclusão, para que você tenha uma noção simples de como é feita uma introdução, podendo até pegar alguns exemplos interessantes.

Partindo deste ponto inicial, vamos a seguir desmembrar uma introdução e você vai ter uma ideia das coisas que precisam ser de fato trabalhadas e escritas no trabalho que você está desenvolvendo.

Faça uma boa apresentação do tema

O primeiro passo é apresentar o tema. Considerando que a introdução de um TCC é o primeiro contato dos leitores com o seu trabalho, nada mais natural que você trabalhar um pouco sobre o tema escolhido.

Neste momento ainda não é preciso dizer os motivos que te levaram a escolher aquele tema em especial, mas é uma maneira de você oferecer a quem está começando a ler o trabalho, informações gerais sobre o que é e como se desenvolve.

Outra dica importante é contextualizar, o que ajuda as pessoas a captarem sua ideia principal, e a partir de então você vai discorrendo e direcionando para o que o seu trabalho desenvolve dentro daquela temática.

Com o tema devidamente apresentado você pode ter uma margem para falar com critérios mais técnicos a partir de então, sem se preocupar se quem está lendo está entendendo ou não.

Você pode no decorrer do trabalho chamar uma atenção para aspectos gerais, mas desde que a sua introdução ofereça elementos suficientes para que os outros entendam claramente qual o tema trabalhado.

Delimite sua pesquisa

Qualquer que seja o tema trabalhado em um TCC é natural que você tenha muitos elementos para a analisar e até debater, e essa é uma armadilha que muitos costumam cair constantemente.

Obviamente um texto científico, principalmente como um TCC, não dá conta de todos elementos, já que você precisaria de muito mais tempo até que esgotasse o seu objeto de pesquisa, o que é praticamente impossível, leia mais sobre objetivo geral e especifico.

Por isso é necessário delimitar e demarcar o seu texto, no sentido de deixar muito bem especificado o tema, e qual parte do problema que você está avaliando, situando no espaço, tempo e também na problemática.

Por exemplo: ao falar de problemas na educação infantil, você não pode falar de tudo. É preciso determinar uma faixa etária (de 4 a 6 anos) de uma escola “X”, em um determinado período (de 2006 a 2010).

Além disso é preciso falar como vai ser feito o trabalho, seja uma revisão sistemática, seja uma ação ou aplicação de questionário ou qualquer coisa que sirva para marcar uma delimitação em sua pesquisa.

Apresente aos poucos seus objetivos, hipóteses e justificativas

A introdução de um TCC, como já foi dito anteriormente, é uma espécie de panorama do texto completo, e traz alguns elementos necessários para que esse objetivo seja alcançado, dando ao leitor o maior número de informações.

introdução de tcc
introdução de tcc

Mas é importante também pensar em como você vai distribuir tais elementos, já que não pode ser tudo literalmente escrito, mas parte das coisas, com informações sucintas e resumidas do que é aquele trabalho.

Por isso é necessário descrever os seus objetivos, hipóteses e justificativa tcc neste momento, para que você tenha uma construção lógica dos elementos que vão ser utilizados para a análise.

Se lembre também do referencial teórico e de sua problematização, que consiste em uma pergunta que instigue e promova a construção do seu trabalho.

Mesmo que tais elementos possam vir separados em tópicos divididos e distribuídos no texto, é fundamental conseguir discorrer sobre cada um dos tópicos em parágrafos diferentes.

Um objetivo por exemplo, seria: “Este trabalho possui como objetivo geral analisar todas as questões que envolvem a educação infantil, e mais especificamente no contexto escolar de crianças de 4 a 6 anos e tendo como base toda a literatura escrita sobre o tema.”

Fale sobre a metodologia utilizada

Assim como os outros tópicos, e mesmo tendo que repetir posteriormente, você precisa falar sobre a metodologia que foi utilizada para a construção do trabalho, sendo um fator diferencial nesse sentido.

Se lembre que a introdução do TCC é para que o leitor tenha uma ideia geral do conteúdo trabalhado, e por isso é interessante trabalhar neste tópico já sobre a metodologia, para que ele saiba como você fez.

Não precisa fazer copiar e colar, mas discorrer brevemente: “Por isso, para este trabalho, foram utilizadas as bases de dados ‘X’ e ‘Y’, e posteriormente o levantamento do material necessário para este ponto.”

Este é um exemplo muito básico, e lógico que precisam de mais elementos, mesmo na introdução do TCC.

Mostre o motivo de o trabalho ser relevante

Este é um trabalho basicamente para que você diga à banca avaliadora, para o público geral e para você mesmo que é de fato relevante e merece uma atenção especial, principalmente um trabalho bem elaborado.

Este é o ponto que pode ser, inclusive, utilizado para a construção da justificativa, e o que de fato enriquece todo o trabalho somente com esse cuidado na introdução do TCC.

Descreva brevemente cada capítulo

Se o seu trabalho possui capítulos é preciso falar brevemente sobre os mesmos, mas não descrevendo. Para construir uma introdução de TCC é necessário que todo o texto seja escrito suavemente e também naturalmente.

Segue exemplo: “Entendendo tais problemáticas, o trabalho foi divididos em capítulos, para que o entendimento do tema seja mais completo, desde a faixa etária, até a especificação do ano de análise, que faz parte do componente de estudo e que é de total relevância para os resultados alcançados.”

Existe momento certo de fazer a introdução de TCC

Por fim, como dito já anteriormente, o TCC é um processo, e não necessariamente é feito no início, e muitas vezes é até a última parte a ser finalizada, já que você precisa analisar cada ponto separadamente.

Como a introdução do TCC depende necessariamente dos outros tópicos, você pode esperar para fazer no decorrer do trabalho, principalmente pelo fato de que a linguagem pode se tornar ainda mais completa e acessível.

Com as dicas que foram dadas você pode ter maior certeza de como construir uma introdução de TCC e também se sentir mais seguro para o decorrer do trabalho, o que é de vital importância para o percurso acadêmico, se quiser algo mais pratico e que te ajude em seu tcc conhece mais sobre o monografis. Aprenda também como fazer agradecimentos tcc.