Justificativa TCC

Saber como fazer justificativa TCC é fundamental para que você tenha a sequência lógica de todo o andamento do trabalho, e principalmente consiga construir todo o seguimento da construção de seu projeto.

A justificativa de um projeto é a parte mais importante, mas que poucas pessoas enxergam como sendo ideal para essa sequência, e por este motivo acabam deixando de lado essa parte textual fundamental para o seu rendimento final.

Normalmente para que você consiga ter nota máxima, é preciso também contar com a construção lógica de todos os pontos textuais e a justificativa é um destes pontos que são avaliados criteriosamente.

justificativa tcc
justificativa tcc

Para além da avaliação, o leitor precisa ter uma ideia do que foi a sua motivação de uma maneira geral, e pensar nisso é também pensar de que maneira você consegue direcionar o seu pensamento e todo o encaminhamento textual.

Por isso serão trazidas algumas informações sobre a justificativa TCC, como a mesma pode ser feita e realizada e algumas dicas de como construir este ponto fundamental do seu texto e principalmente da sua ideia de desenvolvimento do seu projeto.

O que é uma justificativa TCC

Já falamos muito que a justificativa é a parte mais importante de um projeto, mas você sabe o motivo que faz desse um ponto tão importante a ser levado em consideração e que deve ser muito bem elaborado?

A justificativa TCC é o momento que você vai juntar todo o embasamento científico com a sua experiência, e o que você pensou para que criasse aquele tema e desenvolvesse o estudo da forma como foi conduzido.

É o ponto em que você trabalha com suas convicções e vai falar da razão pela qual você quer estudar e analisar aquele problema específico em meio a tantos outros que poderiam ser escolhidos e estudados a fundo.

Além de colocar o que te inquietou, você também vai avaliar de que maneira aquele trabalho em si foi importante para que você pudesse desenvolver toda a pesquisa e reunir a literatura que foi escolhida.

É uma indicação do caminho que você fez, o que é de grande relevância científica, e também é de importantes detalhes para que outros pesquisadores futuros consigam entender como você chegou neste ponto.

Por que é tão importante

Como já foi dito anteriormente, a justificativa TCC vai ser a ponte entre o que você pensa e a literatura reunida, sendo um caminho lógico e como se você estivesse dando validade à sua hipótese de investigação.

Além disso você vai dizer como esse projeto é relevante, tanto para o seu orientador, como para a banca em si, mostrando o motivo de se estudar tal tema e de se trabalharem as questões reunidas no trabalho.

Uma boa justificativa no TCC vai ser fundamental para que mais à frente, no desenvolvimento das ideias e na conclusão, você consiga dialogar entre os autores e consiga também colocar o seu ponto de vista.

Sendo assim, é a justificativa que valida o seu pensamento e através dela você vai reunir todos os argumentos científicos que servirão para que a banca entenda como o resultado foi alcançado e o caminho até esse ponto.

Além disso, é também importante para que você convença e reforce sua ideia, além de ratificar a sua hipótese, já que é preciso esse cuidado e diálogo com os diferentes autores que vai surgir justamente da construção de sua justificativa.

Como elaborar uma justificativa convincente

Tendo em vista os pontos que foram levantados, é preciso saber como fazer uma justificativa de TCC, para que você tenha resultados importantes e consiga alcançar o que este ponto pode pretende promover de fato.

O primeiro passo é definir como você vai escrever, afinal é um momento que você precisa convencer uma junta de pessoas que vão avaliar o seu trabalho, e dar uma nota para esse tipo de atividade.

justificativa tcc
justificativa tcc

Normalmente algumas pessoas vão fazendo esse tipo de trabalho aos poucos ainda que seja importante já ter um esqueleto pronto no início, para que o restante do trabalho esteja de acordo com o que você espera.

Mas isso não impede que você revisite algumas vezes, seja para reforçar os pontos que ficaram de lado ou para adicionar informações, assim como corrigir um ponto ou outro do processo, o que é natural nesse sentido.

Porém, é importante lembrar que além de pessoal, a escrita de uma justificativa de TCC envolve também algumas decisões técnicas que são de fato muito importantes para que você obtenha uma boa avaliação.

Trabalhe a importância e relevância do tema proposto

O primeiro ponto técnico e que é obrigatório em toda justificativa de um projeto, é falar sobre a importância, relevância e motivações para o tema que você escolheu, e é um ponto de muita dúvida de diversas pessoas.

Falar da importância e da relevância é até simples, pois você vai dizer basicamente sobre o impacto do estudo, como por exemplo: “Este tema se faz de importante reflexão para tratarmos da saúde mental no trabalho, para que sejam pensadas em formas práticas e consistentes na prevenção e tratamento, viabilizados pela própria organização.”

Assim você está falando na importância que é mobilizar o estudo e desenvolvimento de práticas dentro das empresas e também está dizendo sobre a relevância, como um impacto direto no envolvimento da empresa em si.

Mas também existe um componente que é escrito de cunho pessoal, como por exemplo: “A partir da observação feita na empresa ‘X’, me chamou a atenção o nível da saúde mental de seus trabalhadores, e principalmente o descaso da organização na condução desses casos.”.

Assim você partiu de uma motivação pessoal que veio da observação em campo, o que é de grande validade, já que mostra o que te deu a ideia do trabalho e também de onde partiu o interesse do trabalho.

Estrutura de uma boa justificativa TCC

Os termos trabalhados no item anterior deram conta de alguns aspectos, mas existem alguns outros que podem ser adicionados que você também pode adicionar para que tenha um aproveitamento muito maior.

Primeira dica é falar sobre o motivo que levou você a preferir o tema. Por exemplo. em meio a tantos que são realidade na saúde mental, porque dentro da organização e com aquele tipo de direcionamento?

Depois você trabalha a importância do tema como foi feita acima no exemplo de justificativa no TCC, considerando aspectos diretos e relacionados com a pesquisa de uma maneira objetiva, mostrando que o tema precisa ser aprofundado.

Após este ponto você trabalha a relevância, dizendo do valor que este tema tem e o quanto o mesmo vai agregar ao desenvolvimento de novas pesquisas, ou na continuação de pesquisas já iniciadas, promovendo um avanço ou reflexão.

Então você diz sobre o seu método e sua abordagem, se de fato foi importante, as vantagens e também os limites de se fazer o trabalho daquela maneira e com aqueles componentes estudados.

Onde devo colocar a justificativa?

A justificativa TCC pode ser escrita tanto na introdução, junto com os outros elementos e sem destaque ou em um subtítulo específico em outro momento, depois da introdução e antes dos objetivos.

Se você optar por trabalhar dentro da introdução de TCC você precisa deixar bem marcado que é a justificativa: “Sendo assim, a escolha do tema partiu…”, feita sempre em um parágrafo diferente dos outros.

Quando feita em outro capítulo você pode trabalhar um pouco mais, com informações detalhadas, e em uma escrita livre, indicado para quem precisa ter esse elemento separado para conseguir visualizar o mesmo.

Cuidados importantes

Mesmo sendo algo que traz um componente de escolha pessoal, não é indicado que você utilize muito a primeira pessoa, como “eu pensei” ou algo do gênero. Uma pequena marcação no início do texto é suficiente.

Da mesma forma não é indicado que você utilize referências neste momento, mesmo sendo citações, o que é feito em outro momento que você pode trabalhar mais com os autores da sua preferência.

O ideal mesmo é equilibrar esse texto, com pequenos componentes pessoais e dê muito mais valor para a prática e a parte científica que é ideal para este momento e que pode lhe retornar muitos benefícios.

Dicas para uma boa redação de justificativa

Mesmo parecendo algo muito fechado, é um momento que você pode deixar sua intuição falar um pouco, e principalmente suas crenças particulares e visão de mundo, o que é muito bem avaliado pela banca.

É uma forma de a banca entender como você se coloca enquanto cientista e como o seu trabalho vai impactar no futuro da área, principalmente por conta de um trabalho mais direcionado com uma finalidade de melhorar ou não o acesso à informações.

A escrita da justificativa TCC é um momento muito importante, já que você vai se colocar enquanto pesquisador, e principalmente vai trabalhar com a importância e relevância do seu trabalho para o futuro de um modo mais amplo.

Com nossas dicas você pode pensar em uma estrutura de uma justificativa de um projeto com a garantia de que conseguiu de fato atender o objetivo do trabalho.