Metodologia TCC – Guia Definitivo

A metodologia TCC é certamente um dos momentos importantes para o desenvolvimento de seu trabalho como um todo, e vai ser também fundamental para que a banca e quem for ler o trabalho como um todo, entenda como você chegou naqueles resultados.

Por isso é uma hora decisiva, mas que poucas pessoas acham tão importante, e por isso acabam pecando neste detalhe que é de vital importância do ponto de vista científico e da própria avaliação que é feita.

Sendo assim, é muito importante que você mantenha sempre a metodologia TCC bem articulada e com todos os pontos que são fundamentais para que todos saibam exatamente o que foi feito e como foi feito.

A distribuição textual da metodologia pode ser feita de duas formas e inclusive essa opção é para quem se sente mais confortável para trabalhar o texto separadamente ou em conjunto com outros pontos do TCC.

Considerando um tema complexo, separamos alguns pontos de como fazer uma metodologia com todos os pontos que são fundamentais para um bom aproveitamento da escrita e conclusão do seu trabalho.

O que é uma metodologia TCC

A metodologia TCC é uma parte fundamental, mas que algumas pessoas acabam deixando de lado quando se fala em produção, deixando sempre para a última hora ou escrevendo de qualquer maneira.

Fato é que a construção da metodologia vai servir para que você organize bem o seu trabalho e seus próximos passos, além de também ser o ponto em que todas as técnicas utilizadas são listadas.

Sendo assim pode-se dizer que a metodologia TCC é a parte textual onde você fala sobre como o trabalho foi desenvolvido, onde foram feitas as pesquisas e principalmente quais as ferramentas que você utilizou para chegar ao resultado apontado posteriormente.

Essas informações são de grande valor para a sua avaliação, e podem até ser o ponto mais forte e reconhecido pela banca, já que em um TCC a parte prática de pesquisa também é muito importante.

Compreendendo essa importância serão trazidas aqui dicas de como fazer uma metodologia que vai lhe render uma boa avaliação e ser de grande relevância para o meio científico.

Tipos de metodologia de pesquisa

Definir o tipo de metodologia é um ponto importante. Existem pelo menos três tipos de metodologia de pesquisa que você pode escolher dependendo do seu problema de pesquisa e dos recursos à sua disposição.

Pesquisas exploratórias

As pesquisas exploratórias são aquelas quando o pesquisador vai além das suas hipóteses, e propõe adquirir um domínio maior do assunto, agregando outros conhecimentos acerca do tema.

É usado sempre por quem está aprendendo ou querendo entender mais a fundo um determinado assunto e assim, conseguir também evolução no seu trabalho e na construção do mesmo como um todo.

Pesquisas descritivas

A pesquisa descritiva se propõe a uma análise muito bem detalhada sobre o objeto de pesquisa, tendo uma leitura muito bem elaborada que visa trazer o máximo de informações possível.

Quando você pretende entender um fenômeno e se propõe a analisar mais detalhadamente, com levantamento do referencial teórico e principalmente com todas as informações e detalhes sobre o mesmo, tendo isso como o norteador das suas hipóteses.

Pesquisa Explicativa

A pesquisa explicativa, tal qual o nome traz, se propõe a explicar um certo fenômeno, de maneira descritiva e principalmente com dados práticos sobre aquele objeto observado pelo pesquisador.

Os resultados laboratoriais são bons exemplos, já que consiste em uma leitura prática feita através de uma pesquisa, que retornou alguns dados que estão, portanto, sendo divulgados, ainda sem o senso moral de bom ou ruim.

Como fazer metodologia TCC

Uma metodologia de TCC bem escrita leva em conta alguns aspectos de escrita que visa também descrever como o processo de escrita foi de fato desenvolvido, levando em consideração o processo em si.

Primeiro você deve colocar quais foram as bases de dados utilizadas para as pesquisas, lembrando que essas bases de dados são as que utilizamos para simples pesquisas no meio acadêmico, como o scielo, por exemplo.

Além disso é interessante trazer algumas técnicas, caso tenham sido utilizadas, seja entrevista ou aplicação de questionário, trazendo também todos os detalhes, de quantas foram as pessoas e de que forma foi feito.

Outro ponto importante é colocar também o propósito com o qual você preparou toda a parte prática da pesquisa daquela forma, para que se avalie a relevância do método para o alcance dos objetivos.

Se lembre de dizer que tipo de pesquisa é, qualitativa, quantitativa ou quali-quanti, o que vai definir todo o progresso dos resultados e de como vai ser a leitura de tudo o que foi colhido durante o processo.

metodologia tcc
metodologia tcc

Com esses componentes muito bem sinalizados em sua metodologia TCC você consegue ter também direcionamento correto e o andamento adequado para as suas pesquisas, sem ter o risco de explorar o que você mesmo traçou como meta.

A seguir serão trazidas algumas dicas mais práticas de como fazer uma metodologia e obter alguns direcionamentos ideais para que você tenha o resultado mais efetivo e garantido.

Cite como o trabalho vai ser feito detalhadamente

Um ponto interessante em uma metodologia é você falar como o trabalho vai ser desenvolvido, seja com aplicação de questionários, testes ou somente uma revisão da literatura, sendo importante determinar qual a forma de trabalho empregada.

Escrever cada passo de sua construção de TCC é uma forma de tornar o trabalho muito mais acessível a quem procura informações sobre o mesmo e mais que isso, é importante para que a banca saiba quais foram os seus métodos.

Além de dar maior segurança para o desenrolar o trabalho como um todo já que você vai determinando como serão feitos os escritos e pode até se programar para uma intervenção mais complexa ou não.

Explore as fontes de pesquisas

A exploração das fontes de pesquisa e base de dados é um ponto quase que obrigatório para que você obtenha os ganhos necessários, principalmente no que diz respeito ao reconhecimento do trabalho feito.

É com esse tipo de informação que você trabalha e que vai dar todo o embasamento teórico da pesquisa bem como uma ajuda muito importante para quem precisa determinar ainda qual o seu problema de pesquisa.

Além do Scielo existem muitas outras bases de dados com informações precisas e dentro do que é preciso para que você tenha resultados melhores no que diz respeito à sua teoria utilizada.

Fale brevemente sobre aplicações e leituras de resultados

Através dessas pesquisas sobre dados e formulações de hipóteses, você vai dar indicações de como você organizou a literatura e também como pensou em cada passo e aplicação da sua prática em si.

Isso é necessário pois pensar em cada passo da pesquisa é parte fundamental da escrita e também de um curso natural de como foi pensado e organizado todo o componente que você disponibilizou.

Tendo em vista que você vai também utilizar da teoria para a leitura dos resultados, fale também brevemente como será feito isso, para que se tenha a ideia e noção de como os mesmos foram construídos.

Evite palavras de cunho pessoal neste momento

A parte da metodologia TCC não é algo pessoal ou que permite uma leitura do fenômeno ou objeto. Essa é uma parte prática que traz informações do processo de pesquisa e não de você ou sobre sua opinião.

Evitar juízo de valor nesse contexto pode ajudar bastante, já que estamos falando aqui de método e de como o mesmo foi empregado para que você chegasse aos resultados que foram apresentados logo em seguida.

Por isso se reserve para falar somente do que é necessário e que esteja ligado com a parte prática do trabalho, desde a separação de artigos até a aplicação prática e divisão dos prazos.

Use o mínimo de citações

As citações são importantes para todo o trabalho de TCC, mas para construir a metodologia não é necessário, até porque você estará falando de sua experiência na organização do trabalho.

Em alguns casos você pode até utilizar uma ou outra, mas sempre mantendo o foco para a descrição da estruturação o que não necessariamente precisa seguir uma ordem cronológica exata ou um tipo de narrativa.

O desafio neste contexto é somente passar um panorama de estruturas, e a citação pode aparecer para fundamentar a escolha da temática e até dos instrumentos, mas nada além disso.

Fale se os objetivos puderam ser alcançados com as ferramentas dispostas

Na metodologia TCC você pode falar também se os objetivos que você traçou anteriormente, a partir do método utilizado, conseguiu ser alcançado, e caso não tenha sido, você precisa deixar claro o motivo.

Isso serve para apontar que houve um problema, ou no objetivo ou no método, não sendo algo negativo, mas um bom alerta para futuros pesquisadores que querem tratar a mesma temática que você.

A metodologia do TCC é uma parte fundamental e te ajuda a apresentar como o trabalho foi realizado. Ser conciso e também organizar tudo o que você fez em sua pesquisa é uma forma de conseguir transmitir a mensagem com êxito.