Objetivo Geral e Específico

Objetivo geral e específico, todos estes termos em um trabalho de TCC costumam deixar muitas pessoas de cabelo em pé, e isso por conta de todo o processo que se dá para a construção desses tópicos.

Os objetivos são fundamentais para que você consiga delimitar bem a sua pesquisa e possa também ter um caminho para seguir, por isso ele é tão importante e deve ser bem construído.

Em outras palavras, o objetivo serve para que os leitores consigam ter uma ideia do que se trata o trabalho, e também para que você possa se planejar e atender ao que você mesmo está trabalhando.

Objetivo geral e específico
Objetivo geral e específico

Sendo assim, quanto melhor você conseguir construir o seu objetivo geral e específico, melhor você gerencia a escrita do seu trabalho e pode até ganhar tempo e se dedicar para o cumprimento do cronograma, por exemplo.

Por isso vamos trazer todos os componentes sobre o objetivo geral e específico, como você pode construir da melhor forma para que obtenha certamente a nota máxima na avaliação da banca.

Como distribuir corretamente no texto

Primeiramente é preciso dizer algo importante e que poucas pessoas sabem: O objetivo geral e específico no TCC devem ser colocados primeiramente na introdução, e tal componente faz toda a diferença no resultado alcançado.

Antes mesmo de você abrir um tópico isolado você precisa mencionar em texto corrido na sua introdução, já que faz parte da apresentação do trabalho, para que os leitores tenham uma ideia do que está sendo trabalhado.

Existem muitos exemplos de objetivos gerais, e todos eles seguem uma mesma estrutura que será trazida mais a frente do texto, mas que você pode inclusive seguir para colocar na sua introdução do tcc .

A depender da maneira como você desenvolver tais objetivos o decorrer do trabalho e da escrita é muito mais tranquila, considerando que é a coluna vertebral de toda a sua pesquisa e construção.

Por isso é preciso ter atenção na definição no objetivo geral e nos objetivos específicos, pois os mesmos fazem todo o trabalho, determinando inclusive de que maneira devem ser trabalhado os temas.

Objetivo geral e específico

Como já foi dito anteriormente, o objetivo geral e específico possui um tópico somente para eles, que é feito geralmente depois da introdução e antes do desenvolvimento e problematizações que devem ser feitas no decorrer.

Objetivo geral e específico
Objetivo geral e específico

Ainda assim é importante ressaltar que não é um componente obrigatório para separar como subtítulo, podendo ser somente trabalhada na introdução, o que deve ser afinado juntamente com o orientador.

A única ressalva é que sendo feita na introdução, os objetivos precisam estar muito bem sinalizados, e demarcados como o exemplo de objetivo geral: “Este trabalho possui como objetivo geral analisar o abandono escolar, e para isso vai ser necessário entender especificamente todos os contextos relacionados com a educação como acesso, oportunidades e leis gerais sobre o assunto.”

Neste exemplo foi delimitado o objetivo geral, que é analisar todas as questões do abandono escolar, e os específicos que é trabalhar com leis da educação, acesso e oportunidades para tal.

Quando o objetivo geral e específico é feito em subtítulo sua estrutura muda um pouco mas segue a mesma regra, sendo inclusive uma boa oportunidade para conseguir visualizar como será a sua divisão.

O que é o objetivo geral TCC

Já falamos bastante de objetivo geral, mas você sabe o motivo de ser tão importante e o porquê de ele ditar como vai ser o andamento geral de seu projeto como um todo?

Primeiro é importante partir de um ponto que vai dar início, e o que é de fato considerado a gênese de todo o debate e principalmente da construção do objetivo em si, respeitando todas as condições para tal.

A problematização é fundamental para o seu objetivo geral e objetivos específicos, e é a pergunta que vai nortear toda a construção. Por exemplo: “Quais os motivos do abandono escolar?”

Obviamente, para que se chegue neste ponto é preciso que você faça uma construção lógica para esta pergunta, para que avalie se de fato ela faz sentido. Se lembre que você deve conduzir o leitor a também fazer este questionamento.

Sendo assim, em termos gerais, o objetivo geral vai vir para ajudar a responder a sua problematização (que precisa estar na introdução) e toda a preparação de artigos e bases científicas também vão partir deste princípio.

Como abordar

Mesmo sendo uma pergunta muito objetiva para o seu questionamento de pesquisa ele não pode ser feito de qualquer forma, e existem algumas dicas que geralmente ajudam bastante nesse sentido.

Geralmente o objetivo deve começar com um verbo. Seguindo o exemplo dado “Analisar”, seguido de algum conceito, qualificador ou outro termo que te ajude na construção deste sentido de frase.

No caso do exemplo foi “Analisar o abandono escolar”, e sendo feito em um subtítulo, precisa de mais informações como: “Analisar o abandono escolar e seus impactos no desenvolvimento de futuros cidadãos”.

No exemplo do qualificador, você pode falar sobre “Avaliar o impacto negativo que o abandono escolar possui na vida das crianças e adolescentes”

Então é importante você ter sempre em mente a pergunta problema para que consiga desenvolver o seu objetivo geral TCC e ele consiga ser suficiente para a construção de todo o seu trabalho de maneira geral.

O que é o objetivo específico

O objetivo específico segue a mesma linha do objetivo geral e serve para que você consiga delimitar o que você vai trabalhar, para que justamente você tenha condições de trabalhar com o que está sinalizando.

Quando se fala que vai analisar o abandono escolar e seus impactos é praticamente impensável, já que é um tema complexo, de muitas variáveis e que somente os objetivos específicos vão vir para dar conta.

A primeira pergunta que será feita é: onde? em que idade? em que região? Esses são os questionamentos que o objetivo específico vai trazer e trabalhar com a resposta justamente destes temas.

Por isso no que foi dado como objetivo geral e específico exemplos foi falado sobre as leis da educação e também as oportunidades, considerando mais um trabalho de revisão que vai tratar sobre a problematização do tema.

Se o seu trabalho for em campo você precisa trazer como objetivos específicos: “Avaliar a população de local “X” de faixa etária de 12 a 15 anos traçando quais são as principais consequências”

No decorrer do trabalho vai ser preciso trabalhar melhor esse trabalho, e talvez até mesmo o objetivo em si, que precisa trazer alguns elementos muito mais direcionados para uma problemática muito mais epecífica.

É importante lembrar que os objetivos específicos TCC são aqueles que vão determinar o que você vai fazer e parte de como você vai fazer, para que o trabalho seja desenvolvido.

Tenha em mente o problema de pesquisa

Como já foi dito em outros tópicos, o seu problema de pesquisa vai ser de vital importância para que você consiga pensar e elaborar um bom objetivo geral e seus objetivos específicos.

Através dele você vai buscar todos os elementos para responder este questionamento, e inclusive, os objetivos podem ou não ser alcançados, por diversas causas ou também por motivos específicos.

Porém, se o mesmo não for alcançado é preciso falar sobre isso na introdução ou na conclusão, determinando quais foram as limitações que não permitiram esse ponto. Geralmente nesse ponto o orientador oferece um suporte maior.

Dicas para objetivos específicos e gerais no TCC

Para fazer bons objetivos para o TCC você precisa ser muito objetivo e bem claro no que o seu trabalho se propõe. Obviamente toda a avaliação vai partir de como você determinou seu objetivo e conseguiu desenvolver o trabalho.

Sendo assim procure também fazer o que está mais próximo de que você consiga desenvolver, e até encontrar nas bases de dados literatura suficiente e que dê conta desse tipo de trabalho.

Quanto mais elementos você conseguir para garantir o seu alcance dos objetivos traçados, melhor vai ser avaliado o TCC de maneira geral, já que a ideia é justamente saber se você conseguiu responder satisfatoriamente sua pergunta problema, através dos objetivos.

Relevância para o trabalho final

Quando você coloca objetivos, significa dizer para os leitores e para a banca qual caminho você vai percorrer para responder ao problema que você mesmo questionou com base em suas leituras e produções.

E isso também é de grande relevância científica, tendo em vista que você está iniciando uma forma de pesquisa, ou ampliando o recorte que outros pesquisadores já fizeram, dando passos muito mais além.

Por isso é muito importante cuidar para a construção do seu objetivo geral e seus objetivos específicos, respeitando também as limitações do mesmo, que pode passar por diversas revisões no decorrer do trabalho.

Os objetivos são partes fundamentais de um TCC, e é quem garante todo o andamento da